quinta-feira, 29 de abril de 2010


PROJETO – EXPLORAÇÃO DE MATÉRIAS NATURAIS


Proposta:

A proposta da aula que vai ser realizada pelos alunos será a exploração das matérias naturais que existem e podem ser transformadas em tintas como por exemplo: a gema do ovo, páprica, urucum, beterraba, espinafre, couve, açafrão.
Essa proposta tem o sentido de aproveitar e utilizar materiais da natureza, sem danificá-la

Justificativa:
Fazer com que os alunos compreendam que é possível retirar da natureza tudo que é necessário para produzir arte de todos os tipos, como as cores, por exemplo. E que o produto final é gratificante e a beleza é exuberante.

Objetivo Geral:
Oferecer oportunidades ao educando onde ele possa sentir-se integrante e agente mantenedor do meio ambiente.

Objetivo Específico:
O objetivo do projeto é resgatar a cidadania, o zelo com o meio ambiente, a atenção com o espaço onde vivemos. Pensar e refletir possíveis soluções para transformar a natureza em verdadeiras e belas obras de arte.

Metodologia:
- A sala de aula será organizada em grupos de 4 pessoas, para que esses estudantes compartilhem idéias, sensações, e com os próprios recursos e materiais que serão usados para a confecção da obra.
- Os estudantes trarão os materiais e poderão utilizar a cozinha da escola, se necessário.
- Os materiais utilizados serão: ovos, condimentos, telas de 20x30, pincéis, recipientes para misturar as cores.
- A escola deve colaborar para que os alunos passem por um conjunto amplo de experiências de aprender e criar,articulando percepção, imaginação, sensibilidade, conhecimento e produção artística pessoal e grupal e compartilhem essas sensações com os demais alunos da escola.
- O que é esperado do professor durante a atividade?
Espera-se que o educador crie condições e espaços para que a educação aconteça. Assim como articular esse espaço e o tempo e possibilite ao educando a construção do sujeito, com iniciativa, responsabilidade e compromisso. A proposta deve ser desafiadora e empolgar o educador e , dessa forma ele passa a ter a função de possibilitar que os alunos tenham acesso ao conhecimento e não somente à transmissão deste.
A importância do professor no processo de aprendizagem é que ele poderá determinar se os alunos alcançaram a autonomia ( participar e opinar sobre as regras sociais) ou heteronomia( participar e apenas aceitar as regras do outro), demonstrando maior preocupação com o processo do que com o produto final.
O docente que adota uma postura fundamentada na Arte acredita na democracia, na valorização da aprendizagem e da história de todos os envolvidos, no incentivo da interação social. Problematiza situações e valoriza a construção de cada um criando e transformando a natureza, modificando a rotina e criando novas hipóteses de trabalho.


Avaliação:
Pretende-se avaliar o aluno, sua produção das formas, com liberdade e marca individual, utilizando a técnica de exploração de materiais orgânicos, que podem se transformados em tintas.
Que esse aluno possa apreciar e argumentar, debater a respeito dos trabalhos produzidos com senso crítico, que ele produza, relacione, crie hábitos culturais e sociais, respeitando a natureza e principalmente o meio onde ele vive.
A avaliação será feita individual ou em grupo pela obra produzida e por tudo o que foi aprendido por eles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário