quinta-feira, 9 de julho de 2009

Aldeia Global


Durante muito tempo, por menor que fosse , a praça central das cidades servia como ponto de encontro. Jardim , coreto, igreja, cinema. Eram vários s lugares a compor um cenário feito para pessoas: idosos, donas de casa,trabalhadores e crainças.

O espaço, sábado à noite, era dos jovens. A dinâmica se estabelecia de várias formas. na parte interna, pelos caminhos e bancos, por exemplo, ficavam as meninas. Por fora, nas calçadas, circulando, os rapazes. Sorrisos conversa, cochichos, confissões: foram muitos os romances que se

iniciaram nesse vaivém. Se duvidar , é só perguntar aos mais velhos.

Muitos anos e muitas mudanças depois, chegou a internet, e tudo pareceu mudar mais depressa ainda. Sites, e-mails, blogs, comunidades virtuais, conexões em alta velocidade unem pessoas distantes e desconhecidas. na tela do computador, misturam-se culturas, línguas, lugares, opiniões diferentes. É uma nova praça. Só que agora o espaço é capaz de reunir todo mundo, todas as tribos. Ligando pessoas e espaços, a internet parece eliminar fronteiras, encurtar distâncias, tornar o mundo menor. É uma enorme aldeia global, que surge graças às novas tecnologias de comunicação.

Imensa aldeia global, que quase não pode ser comparada ao mundo de milhares de anos atrás, quando começaram a surgir as primeiras sociedades complexas - tempo em que percorrer alguns quilômetros podia consumir boa parte da vida e no qual as pessoas nasciam, cresciam e morriam praticamente dentro do mesmo grupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário