domingo, 23 de agosto de 2009

Trabalhando com a cianotopia


No dia 22 de agosto estivemos no pólo poa aprendendo o processo de cianotopia. Usamos uma solução feita com produtos quimicos (citrato férrico amoniacal e ferricianeto de potássio).

Obs: O citrato férrico amoniacal tem duas formas, a verde e a marrom. A verde apresenta melhores resultados.

Usamos papel canson 220g , pois esses papel suporta uma lavagem prolongada.

Com as soluções já misturadas, passamos com um pincel grande diretamente no papel, logo depois foi usado o secador de cabelo para secar bem a folha.

Foi feito o negativo em uma folha transparente, foi feito um desenho com caneta apropriada. O negativo foi colocado encima da folha com a solução já seca, e prenssado em uma placa com a tampa de vidro e foi exposta a luz.

Depois de passar uns minutos, colocamos o papel em uma bandeja (de plastico branco) com água corrente até que todo o excesso da solução sensibilizante foi lavada, depois deixamos secar na sombra.

Ficou lindissimo o trabalho.


"A Cianotopia quando executada corretamente, apresenta a mesma riqueza de detalhes de uma fotografia em prata".

domingo, 16 de agosto de 2009

Considerações sobre os filmes

Filmes Assistidos:
O Sorriso de Mona Lisa
Leões e Cordeiros
Nascidos em Bordéis
Entre os Muros da Escola

A partir dos filmes assistidos, ser professor no contexto atual é a revalorização da profissão do educador que deve começar pelos cuidados com a formação do professor. Em primeiro lugar o professor deve ser qualificado, deve adquirir o conhecimento especifico do conteúdo da sua disciplina. O professor deve dominar o conteúdo dentro de sua área escolhida, sabendo sempre adequá-lo ao contexto dos alunos.
Não basta o professor ser bem informado, devemos saber selecionar o conteúdo a partir dos objetivos, garantindo a eficácia da ação. O professor deve conhecer às contribuições das ciências auxiliares da educação, como a filosofia da educação e a história da educação.
O professor deve educar a partir de valores, ele desenvolve um trabalho transformador, além de querer mudar o comportamento do aluno, também educa para um mundo melhor, através do direito ao diálogo, à livre expressão de sentimentos e idéias, ao tratamento respeitoso, à dignidade. Nós professores devemos fazer com que o aluno desenvolva a capacidade de questionamento.
O professor é condutor de um processo de aprendizagem, devendo ser aberto ao diálogo, sendo motivador, incentivador e mediador, para que o aluno possa aprender a usar o conhecimento, e saber seleciona-lo.
O grande desafio do professor hoje é desenvolver competências cognitivas e profissionais.